É o quinto dia da Semana Santa, precedido pela Quarta-feira Santa e seguido pela Sexta-feira Santa. A data do dia irá variar de acordo com o calendário gregoriano ou o calendário juliano usado. As igrejas orientais geralmente usam o sistema juliano. A liturgia utilizada na noite da Quinta-feira Santa encerra a Quaresma e dá início ao chamado Tríduo Pascal, o período que comemora a paixão, morte e ressurreição de Cristo e inclui ainda a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e termina no Domingo de Páscoa. A missa neste dia é geralmente celebrada no final da tarde, o início da sexta de acordo com a tradição judaica, e relembra o fato de Última Ceia ter sido uma refeição da Páscoa judaica ("Sêder").
A Quinta-feira Santa é notável por ser o dia no qual é celebrada a Missa na Ceia do Senhor, que recorda de forma especial a Última Ceia.
A cerimônia do lava-pés é um componente tradicional da celebração em muitas igrejas cristãs, incluindo a Armênia, a Etíope, Católicas Orientais, grupos batistas, Menonitas e a Igreja Católica Romana. Além disso, o rito está se tornando cada vez mais popular na liturgia da Quinta-feira Santa (em inglês: Holy Thursday ou Maundy Thursday) na Igreja Anglicana, Episcopal, Luterana, Metodista e Presbiteriana[8] além de várias outras denominações protestantes. Nas igrejas católicas e anglicanas, a Missa na Ceia do Senhor começa de forma tradicional, mas o Glória é acompanhado pelo soar de sinos, que permanecerão em silêncio até a Vigília Pascal.
Depois da homilia, realiza-se então o lava-pés onde a cerimônia é realizada. Na missa católica, o Santíssimo Sacramento permanece exposto até que o serviço se conclua com uma procissão para levá-lo até o local onde ele será depositado. O altar-mor e todos os demais são limpos de toda decoração, com exceção do Altar da reposição. Até 1969, o missal romano previa este rito sendo realizado de forma cerimonial acompanhado do canto dos salmos 21 e 22, uma prática que ainda permanece em muitas igrejas anglicanas.
Em outras denominações cristãs, como as luteranas e metodistas, a limpeza do altar e do presbitério ocorre como preparativo para a solene e mais sombria ação litúrgica da Sexta-feira Santa pois nesse dia não se celebra missa.
A Quinta-feira Santa é um feriado nacional na Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Islândia, México, Noruega, Paraguai, Filipinas, Espanha (com exceção das regiões da Catalunha e Valência) e Venezuela.
Quinta-Feira Santa
Ano Data
2025 17 de abril
2026 2 de abril
2027 25 de março
2028 13 de abril
2029 29 de março
2030 18 de abril
Visita a sete igrejas
A tradição de visitar sete igrejas na Quinta-feira Santa é uma prática antiga originada provavelmente em Roma. Em diversos países da América Latina, a visita às sete igrejas geralmente ocorre à noite.
Feira das endoenças
Endoença, tal como indulgência, vem do latim "indulgentia". As indulgências (ou perdão) dos pecados eram pedidas pelos pecadores e dadas pelo clero aos penitentes, principalmente durante a Semana Santa, época em que todos os católicos se confessavam.
Dar indulgências ou endoenças é um modo de dizer, porque a verdade é que elas eram compradas pelos crentes com côngruas, donativos e doações à Igreja. Nasceu assim o tráfico de endoenças que atingiu proporções elevadas gerando fortes movimentos de revolta em toda a Europa que tomaram o nome de Reforma Protestante. Não foi só o tráfico de endoenças que levou à Reforma Protestante, outros abusos e a ostentação de riqueza praticados pela Igreja católica romana também foram determinantes.
Feira de endoenças é uma expressão de suspeita. Hoje podíamos traduzi-la por tráfico de indulgências ou corrupção espiritual.
Referências.:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Quinta-feira_Santa
Nenhum comentário:
Postar um comentário