O tradicional Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, completa 135 anos em 2024. A programação começou ontem nessa segunda-feira (13), em Santo Amaro, no recôncavo baiano. A ação celebra o fim da escravidão e reforça a resistência do povo preto.
O evento reúne mais de 60 comunidades quilombolas e terreiros de religiões de matriz africana e conta com atividades religiosas, shows, feiras, rodas de conversa, oficinas, exposições, entre outros.
O Bembé do Mercado é reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional desde 2019 e Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012. Há cinco anos, tramita um processo na sede Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visando o reconhecimento como patrimônio da humanidade.
HORÁRIO
A abertura do evento acontecerá às 5h, com a lavagem do busto de João de Obá, instalação das imagens de Iemanjá e café da manhã coletivo, no Largo do Bembé, onde acontece a maior parte das atividades.
SUA HISTÓRIA
O Bembé do Mercado teve início um ano após a abolição da escravatura. A festa é reforçada pelos praticantes como um culto às divindades das águas representadas por Iemanjá e Oxum, sendo também momento de agradecer a proteção individual e coletiva.
São três momentos cerimoniais: os ritos ligados ao fundamento da festa (as cerimônias para os ancestrais, o Padê de Exu, o Orô de Iemanja e Oxum); o Xirê do Mercado; e a entrega dos Presentes destinados a Iemanjá e a Oxum.
Existem diversas teorias sobre o uso do nome Bembé, quase todas assentadas nos processos da diáspora africana – que é o nome dado à imigração forçada de homens e mulheres do continente.
Entretanto, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com os praticantes mais antigos, indica que o nome deriva de candomblé́.
Terça-feira, 14 de maio:
8h – 12h | Oficina de Educação Patrimonial - Dança Afro | Instrutor: Pai Léo de Xangô
Local: Largo do Bembé
8h30 – 12h | Cultura e Negritude - Oficina Brincando de Cinema (RSF 1) | Responsável: Ludmila Carvalho
Local: Escola Padre José Loureiro
14h – 16h | Mesa: Salvaguarda e Proteção do Bembé do Mercado | Convidados: Adriana Cerqueira (IPAC), Prof. Ana Rita Araújo Machado (UNEB) e Murilo Pereira (UFBA| Mediação: Antonioni Afonso
Local: Largo do Bembé
14h – 16h | Cultura e Negritude - Palestra: Mulheres Negras nas Artes e na Cultura | Convidada: Urânia Munzanzu
Local: Auditório Emanoel Araújo (CECULT/UFRB)
16h – 18h | Mesa: Educação Antirracista e o Ensino e Aprendizagem na Rede Municipal de Santo Amaro
Convidadas: Munique Ferreira Gonçalves do Carmo – Secretária Municipal de Educação, Iyá Consuelo de Onira - Coordenadora de Educação Antirracista, Junior Xavier - Coordenação de Diversidade, Maria da Luz - Coordenação de Educação Quilombola, Maryon Dantas - Coordenação de Educação Quilombola, Leonardo Vinícius Santos - Coordenação de Projetos Educacionais e Música
Local: Largo do Bembé
18h – 20h | Cultura e Negritude – Show Musical: “Um Atlântico, Um Recôncavo” e Samba de Roda de Cambuta
Local: Auditório Emanoel Araújo (CECULT/UFRB)
MAIS INFORMAÇÕES:
👆🏽Fontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário