Canal Uol

terça-feira, 13 de julho de 2021

Viva o Rock in Roll


Dia Mundial do Rock: Por que 13 de julho se tornou a data para celebrar o som das guitarras?

A Etiópia vivia o mais grave episódio de fome de todo o século XX. Entre 1983 e 1985, cerca de 1,2 milhão de pessoas morreram na tragédia, causada por uma severa ausência de chuvas, o que dizimou colheitas inteiras, e longos anos de conflitos violentos entre grupos rebeldes e o governo do ditador Mengitsu Haile Mariam, o que deu margem a uma série de abusos de direitos humanos. Quase meio milhão de etíopes deixaram o país nesse período, e algo em torno de 200 mil crianças ficaram órfãs, segundo estimativas internacionais. 

No dia 23 de outubro de 1984, a emissora britânica BBC exibiu um documentário sobre a crise no país africano. Além de mostrar imagens de multidões de etíopes famintos pedindo ajuda a organismos humanitários, o programa deu destaque à enfermeira anglo-suíça Claire Bertschinger, de 32 anos, que trabalhava para a Cruz Vermelha e tinha a dura tarefa de decidir quais crianças receberiam ajuda alimentar, entre as muitas outras doentes demais para serem salvas. 

O documentário levou milhares de espectadores a doar dinheiro para agências humanitárias. Sentado diante da TV em sua casa, o cantor irlandês Bob Geldof, cuja carreira se encontrava estagnada, também ficou chocado com as cenas de miséria. Líder de uma banda decadente chamada Boomtown Rats, ele ligou para o músico escocês Midge Ure, e os dois escreveram a canção beneficente "Do they know its christmas?" ("Eles sabem que é Natal?"), que, lançada em dezembro de 1984, ficou seis semanas no topo das paradas no Reino Unido.

Era o início de uma empreitada muito maior. Nos meses seguintes, Geldof se uniu a figuras como o cantor e produtor Boy George, da banda Culture Club, e ao empresário Bill Graham para fazer o festival Live Aid, com o objetivo de conscientizar o mundo sobre a crise na Etiópia e levantar recursos para amenizar o sofrimento do país. Realizado em 13 de julho de 1985, com shows no estádio Wembley, em Londres, Reino Unido, e no estádio John F. Kennedy, na Filadélfia, Estados Unidos, o evento é o motivo pelo qual o 13 de julho se tornou o Dia Mundial do Rock. 

Uma lista impressionante dos nomes mais relevantes para a música pop naquela época participaram do projeto. As bandas Queen, The Who, Black Sabbath, Run DMC, Dire Straits, U2 e várias outras integraram o line up, que incluía também astros como Bob Dylan, Joan Baez, David Bowie, Paul Mccartney, Madonna, Sade, Elton John, Mick jagger e Eric Clapton. Aquela foi a primeira apresentação do antológico grupo Led Zeppelin desde 1980, quando o baterista John Bonham morreu. 

O Queen ficou 20 minutos no palco, mas a apresentação foi considerada o maior show de rock da História numa eleição entre artistas e executivos da indústria fonográfica, em 2005. Entre as seis músicas de seu set, estavam os hits "Bohemiam Rapsody", "We will rock you" e "We are the champions". O lendário vocalista Freddie Mercury foi a estrela da performance, liderando o público durante os refrães. 

ROCK IN RIO DIGITAL: Festival terá versão on-line em setembro.

Phil Collins se apresentou no estádio Wembley, em Londres, embarcou num voo do avião supersônico Concorde e apareceu no estádio John F. Kennedy para tocar bateria com o Led Zeppelin. Maddona, que subiu ao palco em meio a uma polêmica gerada por fotos dela sem roupas feitas antes da fama, usou o espaço para desabafar: "Não vou tirar merda nenhuma hoje!". Quando uma corda da guitarra de Bob Dylan se arrebentou, Ronnie Wood, dos Rolling Stones, emprestou a sua para ele e ficou tocando "air guitar" para euforia do público.
A Live Aid arrecadou cerca de US$ 125 milhões em doações, mas o projeto não ficou imune a ressalvas. Diferentes jornalistas avaliaram os shows como entediantes, e alguns deles criticaram a ausência de artistas africanos nos palcos.

Além disso, houve muitos questionamentos em relação à forma como os recursos foram destinados à Etiópia. Em vez de recorrer a grupos humanitários que atuavam no país, os organizadores estavam lidando diretamente com Mengitsu Haile Mariam. Organizações como o Médicos Sem Fronteiras chegaram a advertir que o ditador poderia desviar parte dos recursos para comprar armas a serem usadas contra rebeldes, o que agravaria ainda mais a situação local.
História do rock
O rock é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1940 e 1950. Ele se desenvolveu com base em uma “evolução” do rhythm and blues e do jazz, dois estilos com forte presença afro-americana e muito populares na época. O surgimento do rock também contou com a influência do country, estilo musical mais popular na população branca.

O surgimento do rock não aconteceu de uma vez, mas foi um processo em que os músicos da época adotaram estilos em suas composições que, aos poucos, levaram à consolidação de uma nova forma musical. Considera-se que o rock consolidou-se na década de 1950, e seu surgimento aconteceu no momento que a indústria cultural ganhava força nos Estados Unidos.

O rock popularizou-se muito rápido porque as principais canções do estilo na década de 1950 tornaram-se hits explorados nas rádios e no cinema norte-americano. Isso fez com que o estilo ganhasse influência, sobretudo na juventude, tanto negra quanto banca, do país.

O contexto racista na sociedade norte-americana da década de 1950 promoveu o apagamento de muitos negros que tiveram notoriedade no surgimento do rock. Inclusive, o título de “pai do rock”, que Elvis Presley possui, é questionado por muitos sob a alegação de que, no começo desse estilo, havia cantores negros mais famosos que Elvis. Ele, no entanto, foi quem se tornou um ícone, vendendo milhões de discos.

Fats Domino foi um dos grandes nomes do rock na história.[3]


Muitos críticos musicais entendem que a primeira canção de rock foi Rocket 88, composta por Ike Turner e Jackie Brenston e gravada em março de 1951. Outros cantores de rock muito cultuados na década de 1950 foram Fats Domino, muito famoso por sua canção Ain’t that a shame; Bill Haley & His Comets, com a canção Rock around the clock; e Chuck Berry, com sua canção Maybellene e Johnny B. Goode. Todas essas canções foram grandes hits na década de 1950 e são consideradas clássicas atualmente.

Não existe consenso a respeito da origem do termo “rock”, alguns especulam que tenha relação com a característica dançante do estilo em seu surgimento, enquanto outros sugerem que pode ter surgido de uma gíria comum entre os afro-americanos em que a palavra rock era usada com conotação sexual. A primeira pessoa a utilizar a expressão “rock ‘n roll” foi Alan Freed, um radialista norte-americano.

Depois da década de 1950, o rock passou por grandes mudanças em seu estilo e composição, e grandes bandas e músicos ficaram marcadas, como The Beatles, Jimi Hendrix, Rolling Stones, Pink Floyd, Queen, Led Zeppelin, entre outros.

Fontes:
https://www.google.com/amp/s/mundoeducacao.uol.com.br/amp/datas-comemorativas/13-de-julho-dia-mundial-do-rock.htm

https://www.google.com/amp/s/blogs.oglobo.globo.com/blog-do-acervo/post/amp/live-aid-fome-na-etiopia-e-o-show-que-fez-do-13-de-julho-no-dia-mundial-do-rock.html

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Beata Imelda Lambertini


Imelda Lambertini. Ela nasceu em Bolonha (Itália) no ano de 1322. Desde pequena sempre cultivou um imenso amor pela oração, pois crescera em um ambiente católico, onde seus pais davam a ela uma educação cristão de grande valor e de sólidas bases. O seu amor pela oração e pelas coisas de Deus era exatamente o seu diferencial e motivo de atenção especial pelos seus pais. Ela sempre se escondia nos locais "obscuros" de sua casa para rezar em silêncio, escondida do mundo, mas vista apenas por Deus.
O seu amor pela oração lhe criou na alma um desejo enorme de ser freira dominicana, isso com apenas 9 anos de idade! Claro que, assim como ocorreria nos dias de hoje, ela não foi aceita por causa da pouca idade. Mas Imelda possuía uma santa insistência que resultou numa conversa entre seus pais e a Madre Superiora do convento das irmãs dominicanas. 
Perguntaram então a ela o que a atraía no convento das irmãs dominicanas, Imelda respondeu: "Nosso Senhor". Nota-se que apesar dela ser apenas uma criança de 9 anos, devido a sua grande devoção pela oração, ela desenvolveu um extraordinário discernimento pelas coisas do Altíssimo.

A madre superiora das dominicanas pediu a devida permissão aos pais de Imelda para que ela pudesse se mudar para o convento. Sob conditio, Imelda não deveria realizar no convento as tarefas árduas e pesadas, mas pequenas tarefas por causa de sua pouca idade, o que a pequena Imelda à princípio não aceitava, pois queria seguir em tudo o que as outras irmãs faziam. A madre pedia para que ela não acordasse tão cedo para rezar na companhia das demais freiras, porém, a grande paixão de Imelda era rezar, portanto acordava cedo e rezava em silêncio pelos corredores do convento.
Apesar de todo seu amor pela ordem São Domingos e por Nosso Senhor Eucarístico, Imelda tinha apenas 9 anos e as normas da Santa Igreja permitia que apenas as crianças que possuíam mais de 12 anos poderiam comungar. Imelda passava horas e mais horas em adoração diante do Santíssimo Sacramento, havia vezes que de tanto rezar diante do Sacrário onde Nosso Senhor morava, sua singela face se transfigurava de alegria. O grande pedido de Imelda era que pudesse receber Nosso Senhor na Sagrada Comunhão, apesar de sua pouca idade.
Em 1333, Imelda completou seus 11 anos de idade. Como era costume: após a Missa e após todas as freiras saírem da capela, Imelda ficava um pouco mais de tempo diante do Santíssimo Sacramento em profunda oração, fazendo companhia a Nosso Senhor. Quantas horas santas a pequena Beata deve ter feito diante do Sacrário! 
Passou-se muito tempo sem que se tivesse "notícias" da pequena Imelda, então umas das freiras do convento voltou para a capela e lá encontrou Imelda em posição de oração, mas com algo extraordinário acontecendo: com a Hóstia flutuando diante da criança e emitindo uma luz que ia direto para Imelda. A freira logo chamou todas as outras irmãs e o padre que tinha celebrado a Missa anteriormente para que pudessem ver o extraordinário milagre que Deus ali fazia e que estava acontecendo diante dos olhos de todos.
O padre tomou o santo conhecimento de que aquele era o momento que Imelda deveria fazer a sua tão esperada Primeira Comunhão. O santo sacerdote aproximou-se com uma patena de ouro em suas mãos, fazendo com que a Hóstia tenha deitado sobre ela, e então entregou a primeira Eucaristia à pequena Imelda Lambertini.
Após ter recebido Nosso Senhor na Eucaristia pela primeira vez, o rosto de Imelda se transfigurou em uma alegria que irradiava a todos os presentes que assistiram àquele grande milagre. Tendo-se repousado para oração, lá permaneceu por muito tempo, como já era de costume. Mas o tempo foi passando, Imelda continuava em oração, recolhida, diante dos olhos de todos. Uma das freiras se aproximou para tocar Imelda e eis que esta cai no chão morta. Morta de alegria!
Lembramo-nos então das palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo "Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham."

Então com aquele extraordinário acontecimento a freira lembrou-se do que Imelda Lambertini sempre dizia quando estava na presença das irmãs: "Como é que as pessoas não morrem de alegria quando recebem Nosso Senhor na Eucaristia?".
E assim termina a história terrestre da pequena Imelda Lambertini, que tão nova, teve uma morte santa, merecimento de uma vida dedicada à oração e à adoração ao Santíssimo Sacramento. Tão pouco viveu, quanto se fez! Não deixou escrito algum, mas quantos livros poderiam preencher toda a sua devoção pelo Santíssimo Sacramento? Quantos livros poderiam preencher o seu testemunho e a sua morte?
Imelda Lambertini foi proclamada beata em 1826 sob o pontificado do Papa Leão XII, grande opositor das doutrinas heréticas e anti-católicas.

Foi proclamada Patrona das Primeiras Comunhões em 1910 pelo Papa São Pio X (cuja uma lenda diz que o Santo Padre também queria desde criança comungar, mas que não podia por causa de sua pouca idade, então, quando já Papa, e no mesmo ano em que proclamou Imelda como Patrona das Primeiras Comunhões, permitiu que as crianças com menos de 12 anos pudesse comungar, sendo necessária a observância das exigências básicas para que seja concretizado tal feito).
O corpo da Beata Imelda Lambertini continua intacto após mais de 675 anos em sua cidade Bolonha, interior da Itália.



Sua memória litúrgica é celebrada no dia 12 de maio​  e Imelda é a patrona das crianças que se preparam para receber a Primeira Comunhão.

 

*Fontes: Pia Sociedade Filhas de São Paulo Paulinas http://www.paulinas.org.br

http://www.arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/beata-imelda-lambertini



Reflexão

Excelente Semana!

Fé e Amor


O Espírito Santo está abençoando sua vida e colocando vitórias em seu caminho. Não desanime!


Espírito Santo de Deus é o nosso companheiro em todos os momentos da vida. Não importa se estamos vivendo um período complicado ou se fomos abençoados com alegria e prosperidade, Ele nunca deixa de segurar em nossa mão e garantir que estejamos sempre na direção certa, aproximando-nos cada vez mais dos planos de Deus para nós.

Nem sempre a sua presença se mostra com clareza, mas ele, a todo momento, trabalha a nosso favor para nos entregar as realidades que desejamos e colocar em nosso caminho bênçãos e milagres enviados diretamente de Deus.

O Espírito Santo tem uma missão em nossas vidas e se esforça para que ela seja executada com perfeição e nos traga a sabedoria, felicidade e prosperidade que cada um nasceu para experimentar e que nos é concedida através do amor de Deus por nós.

A cada novo dia, Seu compromisso conosco se renova, e Ele jamais nos deixará desamparados e perdidos neste mundo. Podemos sempre contar com Seu auxílio para superar qualquer realidade negativa e manifestar todas as bênçãos em nossas vidas.

Neste exato momento, o Espírito Santo está trabalhando por cada um de nós, abençoando-nos infinitamente e colocando muitas vitórias e transformações em nossos caminhos.
Mesmo que não sejamos capazes de reconhecer tudo o que faz por nós e mesmo quando os nossos corações são dominados por emoções negativas, Ele continua sendo fiel e nos auxiliando a evoluir e atingir os nossos objetivos.

Ele nunca para de batalhar por nós, porque conhece o nosso coração, a nossa alma, e sabe que, mesmo com as nossas falhas, nos esforçamos para ser pessoas melhores e merecemos novas oportunidades de aprender e ser mais felizes.

O Espírito Santo é o nosso guardião espiritual, Aquele que nos entrega presentes de Deus e nunca nos permite ir longe demais para ser resgatados. Ele é quem nos ama e guarda, e constantemente nos ensina a ser o melhor que pudermos.

Ele nos ama e orienta, e cuida de nós, e contar com a Sua ajuda é um grande alívio para nossos corações e uma certeza de que não importa o que tivermos de enfrentar, nossa chance de vitória é muito grande.

O Espírito Santo tem grandes coisas para lhe entregar e abrirá as portas das vitórias em sua vida. Comece a agradecer-Lhe desde agora!

Fonte: O Segredo 
https://osegredo.com.br/o-espirito-santo-esta-abencoando-sua-vida-e-colocando-vitorias-em-seu-caminho-nao-desanime/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

domingo, 4 de julho de 2021

O poderes dos Gatos


Os gatos são animais conhecidos por serem criaturas místicas e mágicas, seja promovendo uma limpeza energética, seja protegendo um ambiente de qualquer vibração negativa. E os motivos para essas crenças estão no comportamento dos gatos.

Como eles são animais atentos e que estão sempre prontos para agir, mesmo quando parecem estar dormindo, entende-se que eles são capazes de acessar o mundo espiritual. Ou seja, os gatos teriam a habilidade de identificar as energias de um ambiente ou de uma pessoa com o simples gesto de olharem atentamente para algo.

Os gatos e a limpeza de energias negativas

Os gatos funcionam como uma esponja de energias negativas e têm o poder de removê-las de qualquer lugar. É evidente que o fazem de maneira inconsciente, e é isso que torna tudo mais interessante. Porém, se um gato não consegue se tornar amigo de uma pessoa, mesmo depois de muitas tentativas, é provável que algo na energia dessa pessoa não lhe agrade.

Depois que promovem a limpeza das energias negativas, eles liberam ao ambiente somente as melhores vibrações. É como um duplo trabalho, no qual eles removem o que faz mal e entregam o que faz bem, trazendo muitos benefícios espirituais para os donos e para uma casa.


Por serem animais que agem tão misteriosamente, muitas vezes foram entendidos como seres das trevas. Mas ter um dom natural para remover a negatividade de um ambiente não parece algo ruim, não é? Continue lendo e veja de que outras maneiras os gatos podem ser ótimos animais para te acompanhar!



O que significa quando um gato fica perto?

Se um gato já foi para o seu lado ou para a sua casa de maneira espontânea, isso é um sinal de que existem energias negativas te rodeando e que elas precisam ser neutralizadas. Os gatos são capazes de perceber a energia de um ambiente e por isso estão sempre onde devem realizar uma limpeza profunda.

Quando os gatos dormem por muito tempo, o que é bastante comum, eles estão recuperando as energias para voltar a filtrar tudo que um ambiente ou que uma pessoa está recebendo. Se você tiver o prazer de dormir ao lado de um gato, por exemplo, tenha certeza de que ele quer o seu bem acima de tudo e está trabalhando para lhe proporcionar isso.

Caso você tenha medo de gatos, tente descobrir de onde vem esse medo. É por causa da reputação que eles têm? Algum deles já fez algo contra você? Reflita sobre esse assunto e dê uma segunda chance para os bichanos, porque eles podem te surpreender, além de trazer boas vibrações para a sua vida.



Fonte:

https://www.eusemfronteiras.com.br/sensitividade-gatos/

São Miguel Arcanjo


“São Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate.

Cubra-nos com vosso escudo e nos livre dos embustes e ciladas do Maligno”.

 ... E vós, São Miguel Arcanjo, príncipe da milícia celeste, precipitai no inferno a Satanás
 e a todos os espíritos malignos que andam pelo mundo a perder almas. Amém”.


Fonte:
http://g1.globo.com/platb/paulocoelho/2013/10/10/oracao-a-sao-miguel-arcanjo/#:~:text=%E2%80%9CS%C3%A3o%20Miguel%20Arcanjo%2C%20protegei%2D,embustes%20e%20ciladas%20do%20Maligno%E2%80%9D.&text=E%20v%C3%B3s%2C%20S%C3%A3o%20Miguel%20Arcanjo,Am%C3%A9m%E2%80%9D.

ótimo domingo

Reisado

No dia 6 de janeiro, no qual se comemora o Dia de Reis, a festa do Reisado tem sua culminância em várias comunidades pelo interi...